Óleo de Palma Sustentável

A Froneri está empenhada em obter todo o nosso óleo de palma de forma responsável e sustentável. Como membro do RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), apoiamos e endossamos seus princípios e critérios.

Temos o compromisso de garantir que todo o óleo de palma contido em nossos produtos seja adquirido de forma responsável e sustentável. Nosso objetivo é ter todo o nosso óleo de palma obtido de forma sustentável até 2022.

Usamos palitos sustentáveis

Os palitos da FRONERI são obtidos de um fornecedor certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Programa de Endosso de Certificação Florestal), dependendo do país. Isso significa que os troncos de árvore originais de onde vem os palitos são rastreáveis e provenientes de florestas gerenciadas de maneira sustentável e 100% em conformidade com os regulamentos que garantem o respeito pelos mais altos padrões ecológicos, sociais e éticos.

Reciclagem e Coleta Seletiva de Resíduos

Todo o resíduo gerado em nosso processo produtivo é separado em dois grupos: recicláveis e não-recicláveis. Ambos são compactados antes de serem levados ao seu destino final. Os não-recicláveis são destinados para o aterro e, os recicláveis, para o Centro de Reciclagem da Interação, parceiro Froneri na Gestão de Resíduos.

KITKAT e o Uso de Cacau Certificado

Seguindo o compromisso estabelecido pela Nestlé com a marca KITKAT, a Froneri está comprometida em utilizar 100% de cacau com certificação sustentável, fornecido através do Nestlé Cocoa Plan para a produção dos nossos picolés KITKAT.

OTIMIZAÇÃO DOS CONES

Em 2020, substituímos as tampas de plástico dos nossos cones por tampas de cartão, reduzindo o equivalente a 4 toneladas de plástico no período de um ano.

Além disso, a redução do tamanho dos nossos cones tornou possível eliminar anualmente em torno de 1,2 toneladas de papel laminado e aumentar a quantidade de cones por caixa de expedição, o que por sua vez possibilitou a redução de 7,5 toneladas de papel.

Redução do Consumo de Água

Tratamos todo o afluente líquido gerado no nosso processo produtivo em nossa PTAR (Planta de Tratamento de Águas Residuais). Parte do afluente tratado é destinado ao processo de Reuso, onde é submetido a um processo físico-químico de filtração e ultra-filtração, também chamado de Osmose Reserva. Isso nos permite o reaproveitamento da água, que vai direto para o nosso sistema de arrefecimento.

Substituição dos Adesivos Plásticos

Olhamos para todas as áreas da empresa em busca de oportunidades para cada vez mais usar menos plástico em prol do meio ambiente. Fizemos a substituição das fitas adesivas plásticas que lacram as caixas de expedição por fitas de papel e, com isso, eliminamos anualmente 4 toneladas de plástico no nosso processo produtivo

Redução de Plástico de uso individual

A Froneri está empenhada em eliminar colheres, canudos, copos e tampas de plástico descartáveis, incluindo brindes de plástico em produtos infantis. Até o final de 2020, já reduzimos a quantidade de plástico de uso individual em 100 milhões de unidades.

Continuaremos a fazer disso uma prioridade em nossos negócios, avançando com o objetivo de que até 2025 usaremos embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis.

Otimização dos potes

Com a redução de 13% da largura das cintas de papel dos nossos potes, foi possível reduzir em torno de 97 toneladas de papel – equivalente a 2.328 árvores – no período de um ano.

Além disso, trabalhamos no processo de re-design dos nossos potes e tampas, afim de reduzir espessura e peso. Com isso, alcançamos uma redução de 12,3 toneladas de plástico em um ano.

Os nossos potes e tampas são produzidos em uma fabrica própria da Froneri, localizada ao lado da fábrica de envase de sorvetes. Isso reduz as emissões de gas carbônico por transporte em 187 toneladas, equivalente a 1.335 árvores plantadas no período de um ano.

Aumento de Unidades de Produtos por Caixa

Com o intuito de otimizar o processo logístico e reduzir o consumo de papel, aumentamos a quantidade de produtos por caixa, na linha de picolés, cones e copos. Como resultado dessa iniciativa, tivemos a redução anual de 22% no consumo de papelão, o equivalente a 41 toneladas.

Essa iniciativa também nos ajudou a reduzir a quantidade de paletes usados nos transportes das caixas, o que diminui a emissão de gás carbônico proveniente da queima de combustível.